Um universo de mulheres do mundo

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Biodiesel?

O meu carrinho novo esteve a ponto de expirar e ir para o céu. Tudo porque o meu excelso decidiu encher uns depósitos com biodiesel 15%. O carro começa a soluçar, nós a pensar em mil desgraças "sao os injectores, sao as valvulas" (como se eu percebesse alguma coisa disso).

Mas não.. a culpa é do biodiesel. Afinal de contas, não é muita bom, não é super eficaz, não "é igualzinho ao diesel mas sem fazer tanto mal ao ambiente". 

Vou dizer umas bacoradas rapidas para entenderem: o combustivel eh comprimido ate aos 20.000bar, e aquecido a cerca de 100grausC. Quando o combustivel nao chega a ser injectado, volta para o tanque, onde eh despressurizado e entra em contacto com oxigenio. Como isto acontece varias vezes, a constante oxidaçao do combustivel faz com que se formem pequenas "pedrinhas" dentro do tanque. 

O biodiesel ja nao eh puro, nem de boa qualidade e como tambem provem dos oleos de cozinha, eh normal que esteja cheio de gordura animal e outras trampas, trampas essas que formam as ditas pedrinhas ao fim de umas voltas no percurso tanque/injectores do popi.

Resultado, enchemos o tanque com bom diesel (do caro) e o popi anda que se desunha. 

Sleeper, esta eh para ti, nao arruines o Altea.

3 comentários:

Perola Luna disse...

humm... entao biodiesel faz pedrinhas no rins dos popis!!
estou a bber!
qui bom!

chuva boa disse...

pois, eu já nem tenho carro por estes lados. vendi o meu popi. já nao tenho essas preocupaçoes. mas tenho saudades de conduzir. de me enfiar dentro do meu popi e ir sem destino...
bueno, tenho sempre a bicicleta!

Sleeper disse...

bio diesel??? Mas o teu gajo teve uma paragem cerebral??? quem usa disso são os autocarros e os tractores....
O meu Altea anda a gasolina... sou eu armado em rico e a remar contra a crise ;-)