Um universo de mulheres do mundo

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Espanha VS Portugal

Ja vos disse que estou na Espanha? Na estranja? Pois, vivo em Madrid e tenho 28 anos (ja ou ainda?) e descobri que o Eca de Queiros, para alem de ser um escritor fabuloso, era tambem um homem sabio. Dizia ele (caso nao saibam o senhor passou mais de metade da vida fora de Portugal) que (onde estao as aspas num MAC??) *a distancia eh um grande telescopio para as virtudes da Patria* e que quando estava longe sentia falta *do enxofre do Rossio*. Oh meu caro Eca.. sinto na pele tudo o que disseste. Em Portugal todos falam da maravilha que Espanha eh, que as coisas sao mais baratas, que se ganha mais, que ha mais emprego, que nao sei o que e nao sei que mais. TRETA! Todos os dias escuto radio ou vejo tv ou leio jornais que falam do problema do emprego, do preco absolutamente ABSURDO das casas (imaginem um T3 a custar cerca de 450.000 euros!!!), dos jovens que nao conseguem comprar casa, das escolas que abrem as 9 e fecham as 18 (onde ficam os putos cujos pais trabalham? Ah pois, a sociedade espanhola assenta nos avos, los abuelitos), da delinquencia crescente e alarmante, entre mil outras coisas. Conduzem mal para caracas, falam alto e depressa que se farta, andam sempre com cara de rabo e as gajas pintam-se ate ao exagero.E a comida nao tem descricao da nojeira que eh, tudo pinga oleo nesta terra. Nem tudo eh mau, claro. Por um lado nao gosto que se pintem tanto mas por outro agrada-me o cuidado que tem com a aparencia, ir ao supermercado eh nice porque tudo eh ao preco de Portugal ou mais barato (o leite condensado eh bem mais caro, que estranho), as ruas sao amplas, ha espaco para caminhar nos passeios, tem uma agenda cultural magnifica (embora os filmes continuem a ser dobrados, blergggg), a rede de metro chega a TODO o lado, cuidam bastante do seu patrimonio e sao muito orgulhosos do seu pais. Mas Portugal...ai Portugal, esse buraco asqueroso cheio de defeitos..minha Lisboa com esse teu Tejo que me ilumina as manhas, as tuas praias onde posso ir quando saio do emprego, a tua comida que me enche o estomago e a alma, o teu clima que nao mata ninguem de frio ou calor, esses passeios por Belem dizendo adeus aos camones que passam no electrico, a trapalhice, trafulhice e enganice que germina no coracao do bom portugues, a complicacao que eh dar com uma rua, os teus buracos na estrada, os teus impostos e IVA vertiginosos...oh Portugal...como eu te amo meu pais do coracao..

3 comentários:

Perola Luna disse...

Estou contigo minha amigaaaaaa!! Mas eu sou mais britishlandia! Se for a falar de como sao estes British's, bebadas e bebados! Mas algo comum com as espanholas: MAQUILLADISSIMAS - no outro dia fiquei "estupidificada" ao ver uma meninita com os seus 10 anitos nao mais, de unhas arranjadas, pintadita, e ainda a pedir ah mae o espelho para ver algo, seriam "as rugas" que ela procurava!?! nao sei...
E o tempo deste pais!?!? o tempo!! aqui sim morre-se de frio, de falta de sol, de falta de um PASTEL DE NATA!!

Lisboa menina e moça!! SALVA-ME!

I miss Lisbon too!

chuva boa disse...

finalmente alguém que me entende. clap clap clap. ja tentei explicar a tanta gente que espanha também tem problemas, mas não, toda a gente (em portugal) tem a mania que isto aqui é que é bom. que não há problemas, que é tudo uma festa, que só portugal tem problemas. até que enfim que não sou eu a queixar-me! obrigada, muito a sério. (ups... que nenhum catalão me leia! ok, é só substituir espanha por catalunha, e umas manias por outras, sem esquecer a língua e a falta de paciência, que é bem menor).

wakeup disse...

Excelente descrição dessa palavra que é só nossa (portuguesa) - a saudade.

O nosso país é lindo. Há que saber é explora-lo da melhor forma.