Um universo de mulheres do mundo

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

o que dizem os números...

tenho uma relaçao um pouco complicada com os números - nao sei até hoje se se deve ao facto de na primária, sempre que era hora de matemática a nossa professora por-nos a cantar. o que é um facto é que tirando umas pequenas merdices, fujo deles a sete pés. e, diga-se de passagem, que de quatro irmaos, só a única a quem isto acontece, mas isso é um detalhito sem grande importância.
o meu pai, como bom apaixonado pelos números, matemática - até hoje nao consegui compreender as contas que ele faz em todas as páginas de publicidade de todas as revistas que apanha, devido nao só à quantidade sem sinais (importantíssimos para mim! eu preciso de ver o +, o -...), como à própria caligrafia em si (que fazia a minha avó chorar de nervos porque nao conseguia ler nada do que escrevia) - e como economista e gestor de projecto, sempre me disse que os números falam connosco. claro que sempre torci o nariz, mas de há uns anos para cá tenho vindo a dar-lhe razao.
por exemplo:
33,92 milhões de euros foi a primeira previsão orçamental para a construção da Casa da Música.
111,09 milhões de euros foi o preço final da obra, o que representa uma derrapagem de cerca de 230 por cento.
28meses foi o prazo inicialmente previsto para a execução da obra, que deveria estar concluída em Dezembro de 2001.
82 meses (quase sete anos) foi o tempo que a obra realmente exigiu, contado desde Julho de 1999, quando arrancaram os trabalhos preparatórios.
3286 foram, segundo a Casa da Música, os eventos até agora realizados.
600.095 espectadores assistiram a concertos e outras actividades, de um total de quase um milhão e meio de visitantes registados desde a inauguração.
(números retirados do público)
ora, postas assim as coisas, acho que afinal de contas, os números falam mesmo connosco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao sei como eh aqui em Espanha, nem isso importa agora. O que importa eh a falta de vergonha na cara das pessoas que mentem a fazer orçamentos publicos e dos que aproveitam os dinheiros publicos para encher a cara. Nao tenho vergonha dos portugueses, tenho vergonha de gente assim.

Please, burn in hell.