Um universo de mulheres do mundo

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Moral ou imoral?

Fecundar óvulos in vitro, deixar formar embrioes, escolher um embriao saudavel e eliminar os restantes embrioes nao compativeis com a doença que afecta um irmao que ja nasceu ha muito.

Eh esta a polemica que esta a invadir Espanha. A Igreja insiste que um embriao eh uma pessoa a partir do momento em que ha fecundaçao, mesmo que seja dentro de um tubo de ensaio.

Outras facçoes acusam a Igreja de preferir um embriao a um menino vivo.

A OMS afirma que a pilula do dia seguinte nao e abortiva porque actua antes da implementaçao do ovulo no utero. 

E eu? Eu nao consigo ver um monte de celulas como uma pessoa. Eh contraditorio porque foi desse monte de celulas que nasceu a minha filha. Da-me ideia que enquanto nao tem coraçao a bater e sistema nervoso, aquilo que ali estah nao eh nada, eh um montinho de carne vermelha. 

Claro que me podem perguntar "ah e entao a partir de que momento eh que passa a ser uma vida humana? Quando o coraçao da a primeira batida? A segunda?". 

Nao sei, nao sei, nao sei. Sao fronteiras ainda indefinidas, coisas que ja nao entrarao na minha formaçao civica, sim porque daqui a alguns anos, o tema vai ser banalissimo, tal como o eh agora a pilula. Afinal de contas, ha umas decadas tambem a pilula foi vista como o anti-Cristo.

Alias, descobri que a Igreja (sempre a Catolica, que das outras eu nada sei) a seu tempo condenou a anestesia no parto, simplesmente porque na Biblia vem "parirás os teus filhos na dor". 

Nao posso estar contra os pais dos miudos. Como poderiam eles salvar o filho mais velho? E se para salvar o filho mais velho e nao ir contra os preceitos da Igreja, eles tivessem optado por dar seguimento a todos os embrioes saudaveis? Tinham um rancho filhos saudaveis mas a morrer de fome? E se, para nao ir contra a Igreja, tivessem optado por deixar morrer o filho mais velho?

O que eh mais criminoso? Evitar a morte ou deixar morrer? Nao posso acreditar que Alguem nos deu cerebros pensantes e depois quis que ficassemos de bruços caidos a ver a Natureza agir. Por isso eh que me irrita um bocado a filosofia Jeová. Ja vi mulheres e crianças morrerem porque querem que "se faça a vontade do Senhor". Ora, se o Senhor quisesse que baicassemos todos, nao nos facilitaria meios para evitar a morte, nem que seja inventando o betadine, pondo-o no joelho e evitando o tétano!

Sem comentários: