Um universo de mulheres do mundo

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

assim...

tendo já posto de lado as intençoes de ir a moz este ano, posso/tenho/devo comprar um computador. o meu toshibita, companheiro de guerra, que tantas vezes me deixou ficar mal, mas que à última da hora funcionava sempre, foi-se. nao é problema de software, nao sao virus. simplesmente o cabo partiu-se dentro do mesmo. só para abri-lo pedem-se 300 euros mais o arranjo... ora, o meu toshibita tem mais de cinco anos. ora bem. e tenho um backup externo de quase tudo. mas mandá-lo embora está a custar-me, continua no meu armário. até um dia.
a questao agora é: que computador comprar?!? é tanta merda, tanto detalhe, memórias, placa gráfica... por favor! eu só quero uma maquineta que me permita fazer o que tenho a fazer. pelas observaçoes à minha volta, nem pensar num HP ou Compac, toda a gente que conheço que comprou um desses - e digo mesmo TODA - teve problemas passado pouco tempo. nao estou para isso. quero apenas um teclado, um ecra e os poucos programas que uso. isto tudo mediante uma quantia razoável. quem me pode ajudar?
obviamente que o vista me vai dar alguns problemas... mas que fazer? eu até gosto.
nao é um luxo, é uma necessidade!
aceito sugestoes.

6 comentários:

Dejando huella disse...

Eu posso ajudar. Manda-me um mail! Eh pk eu nao tenho o teu mail pessoal. Vou-te mandar o meu via mensagem hi5.

P. disse...

Depende... posso ajudar-te com uma opinião.. mas preciso de saber que tipo de programas usas e qual o tipo de utilização lúdica que dás ao computador! E muito importante.. o orçamento disponível! ;)

chuva boa disse...

Hola P.,
obrigado!
eu procuro algo básico, uso o office, o photoshop e algo para ver uns filmes - posto que nao temos tv no nosso apartamento, e como cada um tem os seus vícios, nao posso incomodar os meus compis cada vez que quero ver um filme. nao gostaria de um tijolo pesado! mas também nao tem que ser um ultra-leve...
percebes mais ou menos a ideia? HP e Compac nem pensar, nao sei se é um problema aqui de espanha, mas todos - sem excepçao - deram problemas pouco depois de serem comprados.

muchas gracias por tu ayuda!

P. disse...

Bem.. eu sou um entusiasta da Vaio. É o que uso e acho que se mudar só mesmo para um Mac (no dia em que custarem menos de 1000€, claro!!)!

Se usas o photoshop e fazes edição de imagem precisas de um bom disco, um bom processador, memória suficiente para não ficares meia hora à espera sempre que alteras alguma coisa e um bom ecrã (o ideal seria um 24", mas para isso só mesmo um monitor exterior!). A placa gráfica também é importante, mas neste caso não é fulcral.

Nesse sentido tens este Vaio que seria o que eu compraria:

VGN-AR71S (http://vaio.sony.pt/view/ShowProduct.action?product=VGN-AR71S&site=voe_pt_PT_cons&category=VN+AR+Series&assetid=1218032875630)

Desconheço o preço mas acredito que seja carote, apesar de em Espanha haver menos IVA e tal. Tem tudo, processador, memória, ecrã, disco, placa gráfica... enfim... os ecrãs da sony a nível de cor são excelentes!!

Como segunda opção tens este:

VGN-AR71M (http://vaio.sony.pt/view/ShowProduct.action?product=VGN-AR71M&site=voe_pt_PT_cons&category=VN+AR+Series&assetid=1218032875630)

É da mesma linha do anterior mas uns furos abaixo. Menos processador, menos disco e menos memória. Ambos têm drives blu-ray.

Numa opção provavelmente mais barata, tens este:

VGN-FW11S (http://vaio.sony.pt/view/ShowProduct.action?product=VGN-FW11S&site=voe_pt_PT_cons&category=VN+FW+Series&assetid=1218032875630)

Não é um mau computador, mas não é tão bom quanto os anteriores. Um monitor um bocadinho mais pequeno, menos disco, o processador é intermédio, mas a placa gráfica é ATI, ou seja, abaixo da qualidade das NVIDIA (mas isto também já são manias ;)! De certeza que há quem goste mais das ATI!)

E isto são só 3 modelos.. no site da sony vaio tens lá a gama toda muito bem descrita! Imensas opções para todos os orçamentos!

A assistência da Sony também é muito boa.. nunca me deixaram ficar mal!

Também não gosto de HP e Compaq, são péssimos! Maus níveis de construção e design deplorável.. os HP parecem naves espaciais com tanta luz azul!!

Outras marcas.. sinceramente não te sei dizer porque são sempre mais fracos e frágeis. O ideal seria um Mac.. mas são caros. É uma solução para quem precisa de uma peça fulcral para trabalho.

Se precisares de mais ajuda, diz.. lol

Esta opinião é um bocado parcial a favor da Sony.. mas os toshiba também têm boas soluções se quiseres manter fiel e continuar o legado do teu velhinho portátil. ;)

chuva boa disse...

uhau!
muchas gracias querido P.!
vou ver isso tudo, averiguar e decidir-me o mais rápido possível, que isto de estar sempre a depender do computador dos meus compis de piso é uma chatice.
gosto muito do design da Vaio, mas sinceramente nao os conheço. a toshiba sim, porque para além do meu toshibita, trabalhei numa agência de comunicaçao em lisboa, cujo principal cliente era a toshiba, parte dos portáteis.
bem, tendo em conta a tua opiniao parcial, vou ver o que se arranja e em breve comunicar-te-ei a decisao final. também há que ver até onde posso esticar a minha carteira!
muchas gracias.
un saludo.

P. disse...

;)

Pois.. os limites impostos pela cart€ira é que estragam sempre os planos quando queremos comprar um portátil!

Os Vaio são sempre um bocadinho mais caros.. e estes não devem escapar a isso.. mas depois de o ter na mão dá para perceber o porquê de serem caros! É porque são bons! lol

beso ;)